CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo

Dicionário Místico

Acupuntura - consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, pelos quais se acredita fluir energia vital. Nos países ocidentais, é usada principalmente para aliviar a dor.

Anma – Uma forma tradicional de massagem usada no Japão.

Antakarana – é uma palavra sânscrita ( Antar = meio ou interior e Karana = causa instrumento). O Antakarana é usado tecnicamente para representar a ponte entre a mente inferior e superior, é o instrumento operacional entre elas. Pode ser usado na parede, em baixo de uma mesa de Reiki, em baixo de uma cadeira no consultório de terapia, pois ele promove a cura e ajuda para que isto aconteça.

Aromaterapia - consiste na administração de óleos, em geral por fricções na pele, para tratar condições tão diversas como a inflamação, a pele oleosa, a gripe e a queda da imunidade.

Aura - A extensão da energia do corpo para além do corpo físico. Consiste em várias “camadas”: etérica, astral, mental e causal.

Canal Espiritual - Um canal de energia que se estende entre o topo da cabeça e a base do dorso. Os sete chákras principais localizam-se no canal espiritual.

Chákra – Uma roda ou centro de energia no interior do centro energético. Há sete chákras principais e vários chákras secundários.

Clarevidência – é a condição que as pessoas têm de ver matéria sutil, ou seja, perispírito.

Clareaudição – é a condição que a pessoa tem de ouvir vozes de outros planos astrais.

Corpo astral – O corpo sutil, energético, associado às nossas emoções.

Corpo causal – O corpo sutil energético associado à alma ou ao” Eu superior” de uma pessoa. 
Corpo etérico - O corpo sutil mais denso, intimamente associado ao funcionamento físico do corpo.

Corpo mental - O corpo sutil energético associado ao intelecto, e que contém as formas de pensamento.
Corpo sutil - Um corpo energético que se sobrepõe ao corpo físico e se estende para além deste a fim de formar a aura.

Energia – É a energia sutil detectada pelos organismos vivos, mas não pelos instrumentos mecânicos, e que deve ser diferenciada da noção ocidental de energia, que a associa à matéria. Em japonês recebe o nome de Ki.

Fitoterapia - utiliza as plantas medicinais para tratar diversos tipos de doenças e sintomas, como resfriados, gripes e vômitos.

Força cósmica– Energia que vem do universo, vem de cima, do cosmos.

Fu - Um órgão que participa da transformação do alimento e da bebida em Energia a ser usada pelo corpo, bem como da excreção. Geralmente associado a um órgão oco, por exemplo: o estômago.

Hara – O centro energético no abdômen inferior.

Homeopatia - baseia-se na idéia de que "os semelhantes curam-se pelos semelhantes", isto é, a terapia deve ser feita com substâncias (diluídas em quantidades, às vezes, infinitesimais) que podem produzir quadros clínicos semelhantes aos da doença a ser tratada. O diagnóstico e tratamento homeopáticos tratam o corpo inteiro como um organismo unificado.

Jitsu – Um excesso de energia.

Ki – O Ki é universal, e se encontra em toda a parte, em todas as coisas. Ele se manifesta de diferentes maneiras para criar as formas físicas e os organismos vivos. No corpo humano, dá origem ao nosso ser físico, emocional, mental e espiritual.

Kundaline – É uma espécie de energia localizada no chakra básico, e diga-se de passagem muito forte. O símbolo da kundaline é uma cobra enroscada. Quando ela flui, se a pessoa não está preparada para recebe-la pode enlouquecer.  
Kyo – Uma deficiência de Energia
Meditação - busca alcançar o autocontrole e o controle das relações com o ambiente. Durante a meditação, o pensamento se separa da percepção, fazendo com que o indivíduo possa ficar afastado de suas emoções.

Meridiano - Um canal de energia que se estende por toda a superfície do corpo, e internamente, pelos órgãos do corpo
Perispírito – É a cópia do nosso corpo físico. Ele é formado por fluidos mentais, que as vezes é confundido com o corpo carnal.

Planos sutis - onde os olhos não podem enxergar
Plexos – são feixes de nervos, situados no corpo físico, que recebem a energia dos chákras, e a distribuem por todo o corpo.
Prana – Energia cósmica vital, presente no ar.

Radiestesia - Pela leitura atenta da história da radiestesia, pode-se perceber que ela é uma técnica para se obter informações através do subconsciente, mediante a ativação inconsciente de um instrumento radiestésico.

Sânscrito – Idioma antigo falado na Índia.
Técnicas de relaxamento - consistem no treinamento dos músculos do corpo para evitar tensões ocultas. Um dos instrumentos mais utilizados pelos terapeutas é a respiração profunda, já que a tensão produz, por si própria, mudanças na respiração. A ioga é a forma de relaxamento que utiliza a respiração e as posturas do corpo para melhorar a agilidade, tanto física como mental, e reduzir a tensão, possibilitando o relaxamento do corpo.

Telúrica, força – Energias que vêm da terra, vem de baixo.
Yang - Qualquer fenômeno ou forma na qual a energia está, basicamente, se contraindo ou tornando-se mais organizada, como, por exemplo, animais, crescimento, trabalho, introversão.

Yin - Qualquer fenômeno ou forma no qual a Energia está, basicamente se expandindo ou tornando-se mais dispersada, como, por exemplo na expressão, no relaxamento.

Zang – Um órgão relacionado com a armazenagem de energia e geralmente associado a um órgão sólido, como por exemplo, o fígado 
Adivinhação: arte de prever e interpretar coisas ocultas e predizer o futuro
Aleuromancia : adivinhação pela farinha espalhada no chão, interpretando-se os desenhos que ela formar.
Alomancia : adivinhação que se faz dissolvendo-se o sal ou fazendo-o crepitar no fogo.
Alquimia: investigação que visava encontrar a pedra filosofal – que transformaria os metais em ouro – o elixir da longa vida e a panaceia universal
Amuleto: objecto ao qual se atribuem poderes mágicos e que as pessoas trazem para dar sorte ou afastar o azar.
Antiteus: duendes malfeitores que, na antiga Grécia, enganavam os homens.
Apantomancia: adivinhação pela interpretação simbólica de animais ou objectos que aparecem de repente. Um gato preto no caminho é, para muitos, símbolo de azar.
Aritomancia: adivinhação através dos números.
Arúspices: adivinhos do futuro, que interpretavam as entranhas dos animais, na Roma antiga.
Axinomancia: adivinhação que utiliza um machado equilibrado sobre uma estava. Roda-se à sua volta, pronunciando os nomes dos indivíduos suspeitos. Dizem que o machado cairá quando for pronunciado o nome do culpado.
Áugure: sacerdote romano que fazia presságios interpretando os sinais naturais do céu e o voo dos pássaros.
Bastão de comando: vara enfeitada, usada pelos feiticeiros desde a pré-história. Supõe-se que foi dela que se originou a varinha de condão.
Botanomancia: adivinhação em que se escrevem as perguntas e o nome dos perguntadores em folhas de figueira, tamarindo ou verbenda. As folhas são expostas ao vento e as que não forem levadas embora significam que as respostas são favoráveis.
Cartomancia: adivinhação pela leitura das cartas de jogar.
Capnomancia: adivinhação por meio de sinais observados na fumaça, quando se lançam ao fogo sementes de jasmim.
Causinomancia: adivinhação através do fogo.
Ceraunoscopia: arte de adivinhar segundo a observação dos fenómenos do raio, na Grécia antiga.  
Ceromancia: adivinhação por meio de cera derretida e espalhada numa mesa molhada ou vertida num recipiente cheio de água.

Cledomancia: adivinhação do futuro através de palavras ouvidas ao acaso.

Ciedomancia: adivinhação que utiliza chaves.

Cleromancia: adivinhação por meio de sorteio, com lâminas de chumbo, pedrinhas, caroços e sementes.

Criptografia: escrita secreta que pode ser executada com abreviaturas, sinais combinados ou tinta simpática.

Dafnomancia: adivinhação segundo o modo pelo qual arde um ramo de loureiro lançado ao fogo.

Duende: ente fantástico que se acreditava aparecer à noite fazendo travessuras.

Elfo: na mitologia escandinava, génio aéreo que simboliza o ar, o fogo, a terra, etc.

Elixir da longa vida: líquido proveniente da pedra filosofal dos alquimistas, que concederia a eterna juventude.

Encanto: o mesmo que feitiço, malefício, encantamento.

Enoptromancia: adivinhação por meio de espelho mágico, que revela o futuro, mesmo aos que têm os olhos fechados ou vendados. 
Akasha: o quinto elemento, o poder espiritual omnipresente que permeia o universo. A energia que forma os elementos.

Amuleto: um objecto carregado magicamente que afasta energias específicas, normalmente negativas. Em geral, um objecto de protecção. (Compare a talismã.)

Antigos: termo wiccano geralmente usado para englobar todos os aspectos da Deusa e do Deus. Usei-o neste contexto no Livro de Sombras das Pedras Erguidas. Alguns Wiccanos o vêem como uma alternativa para Os Poderosos.

Arte: Wicca. Bruxaria. Magia Popular.

Athame: uma faca ritual Wiccana. Normalmente possui uma lâmina de dois fios e um cabo preto. O athame é utilizado para direccionar o Poder Pessoal durante Rituais. É raramente (quando o é) usado para cortes reais, físicos. O termo é de origem obscura, possui muitas variantes de grafia entre os Wiccanos e uma variedade ainda maior de pronúncias. Wiccanos da costa leste americana podem pronunciá-lo como "atâmi"; ouvi pela primeira vez como "átame" e depois "atáme". Por diversos motivos, hoje por mim desconhecidos, decidi substituir o termo "faca mágica" por athame no Livro de Sombras das Pedras Erguidas. Qualquer termo, ou apenas "faca" serve.

Beltane: festival Wiccano celebrado em 30 de Abril ou 1°de Maio no hemisfério norte e entre 29 de Outubro e 1 de Novembro no hemisfério sul (as tradições variam). É também conhecido como Maio, Roodmas, Noite de Valpíirgis, Cethsamhain. O Beltane celebra a união, o acasalamento ou o casamento simbólico da Deusa e do Deus, e é associado aos meses vindouros do verão.

Besom: vassoura.

Bolline: o punhal de cabo branco, usado em rituais Wiccanos e de magia com finalidade prática, como cortar ervas ou perfurar uma romã. Comparar com athame.
Bruxa: antigamente, um praticante europeu dos remanescentes da magia popular pré-cristã, especialmente a associada a ervas, cura, fontes, rios e pedras. Um praticante de Bruxaria. Depois, o significado deste termo foi deliberadamente alterado para designar seres dementes, perigosos, sobrenaturais que praticavam magia destrutiva e ameaçavam o cristianismo. Esta foi uma mudança política, monetária e sexista por parte da religião organizada, e não uma alteração na prática das bruxas. Este equivocado significado posterior ainda é aceite por muitos não-bruxos. Além disso, é, surpreendentemente, usado por alguns membros da Wicca para designarem-se a si mesmos.

Bruxaria: a arte da Bruxa (Witchcraft = witch, "bruxa" + craft, "arte"). Magia, especialmente a que se utiliza do Poder Pessoal aliado às energias contidas em pedras, gemas, cores e outros objectos naturais. Enquanto esta pode ter nuances espirituais, a Bruxaria, por esta definição, não é uma religião. Contudo, alguns seguidores da Wicca usam este termo para designar sua religião.
Círculo de Pedras: ver Círculo Mágico.

Círculo Mágico: uma esfera criada com Poder Pessoal, na qual são praticados rituais Wiccanos. O termo refere-se ao círculo que demarca a penetração da esfera no solo, pois esta se estende tanto acima como abaixo dele. Criado por meio da Visualização e da Magia.

Consciência Ritual: estado alterado de consciência específico, necessário para a prática bem-sucedida de magia. O mago o atinge por meio da visualização e do Ritual. Denota um estado no qual as mentes Consciente e Psíquica estão harmonizadas, o mago sente as energias, dá a elas propósito e as libera em direcção ao objectivo mágico. É uma elevação dos sentidos, uma expansão da consciência para o mundo aparentemente não-físico, um elo com a natureza e com as forças por trás dos conceitos de Deidade.

Coven: grupo de Wiccanos, geralmente iniciático e dirigido por um ou dois líderes.

Dias de Poder: Ver Sabbat.

Elementos: Terra, Ar, Fogo, Água 

Elementos: Terra, Ar, Fogo, Água. Essas quatro essências são os alicerces do universo. Tudo que existe (ou que tem potencial para existir) contém uma ou mais dessas energias. Os elementos vibram em nosso interior e estão também "espalhados" pelo mundo. Podem ser utilizados para gerar mudanças por meio da Magia. Os quatro elementos foram formados a partir da essência ou poder fundamental - Alhasha.

Encantamento: Ritual mágico, normalmente de natureza não religiosa e acompanhado de palavras vocalizadas.

Esbat: ritual wiccano, geralmente ocorrido na Lua Cheia.

Espíritos das Pedras, Os: energias elementais naturalmente inerentes às quatro direcções do Círculo Mágico, personificadas na tradição das Pedras Erguidas como os "Espíritos das Pedras". Associados aos Elementos.

Evocação: chamar espíritos ou outras entidades não-físicas, seja para aparições visíveis ou invisíveis. Comparar com Invocação.

Fogueira: um fogo aceso com propósitos rituais, geralmente fora de casa. Fogueiras são comuns durante o Yule, o Beltane e o Meio de Verão.

Incensário: um recipiente à prova de fogo, no qual o incenso é queimado. Simboliza o Elemento do Ar.

Iniciação: processo pelo qual um indivíduo é apresentado ou admitido em um grupo, interesse, habilidade ou religião. Iniciações podem constituir ocasiões rituais, mas também podem ocorrer espontaneamente.

Invocação: apelo ou pedido a uma força (ou forças) superior(es), como a Deusa e o Deus. Uma oração. A invocação é na verdade um método para estabelecer elos conscientes com os aspectos da Deusa e do Deus existentes em nosso interior. Essencialmente, portanto, podemos fazer com que apareçam ou se façam notar por meio da tomada de consciência deles. 
Imbolc: festival Wiccano celebrado em 2 de Fevereiro no hemisfério norte e em 01 de Agosto no hemisfério sul, também conhecido como Candelária, Lupercália, Festa de Pã, Festa das Tochas, Festa da Luz Crescente, Oimelc, Dia de Brigit e muitos outros nomes. O Imbolc celebra os primeiros sinais da primavera e a recuperação da Deusa após dar à luz o sol (o Deus) no Yule.
Kahuma: praticante do antigo sistema filosófico, científico e mágico do Havaí.
Livro de Sombras: um livro Wiccano de rituais, encantamentos e magia. Antes copiado à mão na iniciação, é actualmente fotocopiado ou dactilografado em alguns covens. Não existe um Livro de Sombras "verdadeiro"; todos são relevantes para seus respectivos usuários.
Litha: o solstício de verão, geralmente em ou por volta de 21 de Junho no hemisfério norte e 21 de Dezembro no hemisfério sul. Um dos festivais Wiccanos e uma excelente noite para a prática de Magia. Assinala o ponto do ano no qual o sol está simbolicamente no ápice de seu poder, assim como o Deus. O dia mais longo do ano.
Lughnasadh: festival Wiccano celebrado em 1° de Agosto, no hemisfério norte e em 02 de Fevereiro no hemisfério sul, também conhecido como Véspera de Agosto, Lammas, Festa do Pão. Marca a primeira colheita, quando os frutos da terra são colhidos e armazenados para os meses escuros do Inverno, e quando o Deus também misteriosamente enfraquece à medida que os dias encurtam.
Mabon: em ou por volta de 21 de Setembro, no hemisfério norte e 21 de Março no hemisfério sul no equinócio de Outono, os Wiccanos celebram a Segunda colheita. A natureza está se preparando para o Inverno. Mabon é um vestígio de antigos festivais de colheita, os quais, de um modo ou outro, eram a um tempo praticamente universal entre os povos da Terra. 
Magia: o movimento das energias naturais (como o poder pessoal para gerar as mudanças necessárias). A energia existe em todas as coisas – nós, plantas, pedras, cores, sons, movimentos. A magia é o processo de gerar ou aumentar essas energias, dando-lhes propósito e liberando-as. A magia é uma prática natural, e não sobrenatural, apesar de pouco compreendida.

Mal: aquilo que destrói a vida, é venenoso, destrutivo, ruim, perigoso.

Mão Projectiva, A: a mão geralmente usada em actividades manuais como escrever, descascar maçãs e discar telefones é simbolicamente considerada o ponto pelo qual o Poder Pessoal é enviado para fora do corpo. Em rituais, o poder pessoal é visualizado como jorrando da palma ou dos dedos da mão com diversos objectivos mágicos. É também a mão com a qual manuseamos instrumentos como o Athame. Pessoas ambidestras simplesmente escolhem que mão utilizar com este fim. Comparar com Mão Receptiva.

Mão Receptiva: a mão esquerda em pessoas destras, o inverso para canhotos. É a mão pela qual recebemos energia para nossos corpos. Comparar com Mão Projectiva. Meditação: reflexão, contemplação, voltar-se para dentro de si ou na direcção da Deidade ou da natureza. Período de quietude no qual o praticante pode fixar-se em símbolos e pensamentos em particular ou ainda permitir que estes surjam livremente.

Megalito: um enorme monumento ou estrutura de pedra.
Stonehenge talvez seja o mais conhecido exemplo de construções megalíticas.

Menir: uma pedra erguida provavelmente por povos antigos com fins religiosos, espirituais ou mágicos.

Mente Consciente: a metade analítica, material e racional de nossa consciência. A mente que trabalha durante cálculos, enquanto teorizamos ou lutamos com as idéias. Comparar a Mente Psíquica. 

Informação Compartilhada por Isabel Christina!

1 comentários:

Wilson disse...

Muito Recomendado para iniciantes e Neófitos x)